Guarujá marcou mês de julho com testes rápidos para hepatites

Ao todo, 3.100 testes foram realizados nas UBSs e Usafas

No último mês de julho, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Campanha Julho Amarelo, realizou 3.100 testes rápidos de identificação da hepatite C na Cidade. A campanha ocorreu entre os dias 15 e 31, em especial com munícipes acima dos 40 anos.

O Julho Amarelo foi uma realização da Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau), que além de testes rápidos, fez entrega de panfletos, promoveu orientações, atividades dentro e fora das unidades de saúde e ações de prevenção em pontos da Cidade. O principal objetivo da campanha foi levar informação e conscientizar a população sobre prevenção, identificação e tratamento das hepatites A, B e C.

Para munícipes que ainda desejam fazer o teste rápido para hepatite B e C, basta ir ao Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT), na Unidade Complexa Hospital William Rocha (Rua Hélio Ferreira, 369 - Jardim Boa Esperança).

Testes rápidos para HIV e Sífilis estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), onde também são colhidas as sorologias.

A Coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues, frisa a importância do diagnóstico precoce da doença. “A hepatite é uma doença silenciosa e de evolução lenta, que pode levar ao desenvolvimento de uma cirrose hepática, câncer hepático e até mesmo à morte”.


Capacitação
No próximo dia 23, a Sesau realizará palestra gratuita para profissionais da Rede Municipal de Saúde sobre a hepatite C e seu novo método de tratamento. O evento acontecerá no CTAPT, às 9 horas. Ao todo são 30 vagas disponíveis e as inscrições são feitas pelo telefone da Diretoria de Assistência Farmacêutica Municipal - (13) 3308-7749.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Bem Estar

zortea

Serviços


Praias Estradas  


espacoacontece