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CPFL registra crescimento de 68% no número de fraudes e furtos na rede elétrica da Baixada Santista

Em 2018, a distribuidora identificou 20.552 irregularidades nas cidades da região atendidas pela empresa

A CPFL Piratininga intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todas as cidades da Baixada Santista atendidas pela empresa. Na comparação entre o ano de 2018 e o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 68% no número de irregularidades identificadas, passando de 12.255 para 20.552 casos.

A cidade de Praia Grande foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 6.737 ocorrências, um aumento de 82,6% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou São Vicente, com 5.575 casos.

No ano de 2018, considerando Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá (distrito de Vicente de Carvalho), a CPFL Piratininga conseguiu recuperar um volume de 49.325 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 27.402 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Boituva ou Itupeva, ambas no interior de São Paulo.

Intensificação da fiscalização

Nos últimos anos, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 163,832 mil inspeções, aumento 79,7% na comparação com as 91,125 mil inspeções executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 35,352 mil casos de fraudes e furtos, recuperando 84.847 MWh de energia (suficiente para abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão).

Esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.

“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirma o Sartori.

Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 0800 774 4286.

Furtar energia é crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Atuação preventiva

O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.

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