ANJ

ANJ SITE

Usiminas obtém patente do aço extra limpo

 

A Usiminas acaba de conquistar um novo certificado de patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O projeto, que é a produção de aço laminado extra limpo, foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e atende uma exigência do mercado, pois oferece mais qualidade ao produto final. O processo para a obtenção da patente foi iniciado em 2013.

 

Para a produção desse tipo de material, tradicionalmente na Siderurgia, a maioria das instalações utiliza uma linha de limpeza eletrolítica, que gera resíduos e aumenta o custo de produção. No caso da Usiminas, o processo reconhecido como inovador elimina a necessidade de instalação de uma linha especifica, reduzindo o custo da fabricação e diminuindo a quantidade de resíduos gerados, sem alterar a qualidade do produto final.

 

“O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demostram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalhou José Dias Blanco, responsável pelo processo.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas