13 1

Nova Diretoria Executiva do Cide

 

O Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) elegeu no último mês de dezembro a sua nova gestão para os próximos dois anos.

A Diretoria Executiva passa a ser representada por um único diretor executivo, Ricardo Salgado e Silva. Antes, a área era composta por três representantes de seu Conselho Diretor. A entidade também incluiu em sua estrutura organizacional um Comitê Consultivo, formado por três conselheiros.

Ricardo Salgado

Ricardo é engenheiro, com especialização em Logística e Gestão Competitiva. Tem experiência nas áreas de Processos Siderúrgicos, Logística, Segurança e Medicina do Trabalho, Meio Ambiente, Gestão de Produção e Relacionamento Institucional e Governamental. Passou por empresas como Banco Nacional, Codesp, Cosipa, CPEA e Prefeitura Municipal de Santos.

 

Posicionamento

Em mais uma nova etapa, a gestão do Condomínio Industrial, em sinergia com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional de Cubatão, dará continuidade ao seu principal objetivo: trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do Polo Industrial de Cubatão, por meio de ações e atrativos socioeconômicos voltados aos principais segmentos de base do País: Químico, Petroquímico, Siderúrgico e de Fertilizantes.

 

O condomínio permanecerá atuando com as indústrias integradas, contribuindo voluntariamente em ações e projetos inovadores por meio das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho. Formados por profissionais representantes das empresas, os núcleos atuam em temas relacionados à segurança, meio ambiente, logística, saúde, responsabilidade social, recursos humanos, assuntos jurídicos, entre outros. As iniciativas contam com o apoio da sociedade, poder público e demais instituições para que os resultados auxiliem diretamente no crescimento de Cubatão e toda a região.

 

Projetos em execução

Cubatão – A Fábrica de Oportunidades: uma das iniciativas inaugurais do condomínio e já está em execução. Com o apoio da Prefeitura Municipal na identificação de áreas disponíveis e oferta de incentivos fiscais exclusivos para novos empreendimentos – projeto sancionado pela Câmara da cidade no fim de 2019 –, estão sendo realizadas visitas às principais câmaras de comércio e associações do mundo no Brasil para divulgar as principais razões que o município oferece para a instalação de novas indústrias, principalmente as de transformação, que utilizam os insumos de base das empresas já instaladas no Polo Industrial na fabricação de seus produtos.

 

Situada em um local estratégico, próxima ao Porto de Santos (SP) e à capital de São Paulo, estado do maior mercado consumidor do Brasil, Cubatão dispõe de ótimos recursos como água, energia, sistema logístico completo de rodovias e ferrovias e mão de obra qualificada, características necessárias para as indústrias desenvolverem-se na região. Com isso, busca-se a geração de mais empregos, renda aos trabalhadores locais e rotatividade no comércio.

 

Operação Delegada: a iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Cubatão e tem o objetivo de melhorar a segurança pública do município por meio de fiscalização de vias públicas e combate ao comércio ilegal, realizados por policiais em extra rotina de trabalho. O serviço, em vigor até o momento, foi iniciado em março de 2019 e apoiado pelo condomínio industrial, com o fornecimento de nove veículos locados por meio de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura.

 

APELL: estudo de implantação do APELL – Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências à Nível Local, programa criado pelo Departamento da Indústria e Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) para atuar com prontidão em prevenção e contenção de potenciais incidentes industriais como incêndios, vazamentos, entre outros, na cidade e região, além de praticar atividades de conscientização na comunidade, como simulados de emergência.

 

Diversas sensibilizações sobre o projeto já foram realizadas com empresas, comunidades, instituições e com o poder público da região.

rick

“A Indústria, por meio do Cide e Ciesp Cubatão e em sinergia com o poder público, sociedade e demais instituições, mantém sua busca por estabilização no mercado para reforçar seu papel como um dos segmentos propulsores da economia brasileira. Na nova era da Indústria 4.0, os esforços do Condomínio Industrial em investir em projetos inovadores e sustentáveis, promover a qualificação profissional e angariar parcerias construtivas culminarão na eficiência e a otimização de resultados para o futuro do setor no País e no mundo”, enfatiza Ricardo.

 

Saiba mais sobre o Cide

O Cide é uma associação sem fins lucrativos criada há mais de 20 anos, que reúne empresas no segmento de base em um Condomínio Industrial, responsáveis pela fabricação de produtos de alta qualidade, cuja representatividade é significativa no Brasil.

 

São empresas que fazem parte do Cide: Birla Carbon, Braskem, Cemulti, CMOC Brasil, DOW Brasil, Engebasa, Messer Gases, Petrobras, Petrocoque, Rhodia Solvay, Transportadora Meca, Unigel, Unipar, Usiminas, White Martins e Yara.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas