Acontece

LEADER SITE

Ademário apresenta à comunidade pacote de obras de melhorias para a Vila Nova

 

Estão incluídas obras de macro e microdrenagem para bombeamento da água da chuva, acabando com alagamentos no bairro, e no bojo, a construção de ciclovia , áreas de lazer e reforma de praças

VNN

Com grande participação da comunidade da Vila Nova, o projeto de melhorias para o bairro foi apresentado pela Prefeitura de Cubatão na noite desta segunda (6) na auditório da Igreja São Francisco de Assis. O investimento, de quase R$ 5 milhões, prevê obras de infraestrutura como melhorias no sistema de bombeamento da água da chuva, o que deve acabar com as enchentes na Vila Nova e na Vila São José durante períodos de chuva e maré alta.

O bojo do projeto é a reurbanização da Avenida Nossa Senhora da Lapa em praticamente toda a sua extensão, com a construção de ciclovia, pista de caminhada, espaço de lazer e melhorias em praças. O investimento é resultado de convênio firmado entre a Administração Municipal e o Governo do Estado de São Paulo por meio da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista – AGEM.

“Fizemos questão de apresentar o projeto em um espaço central do bairro para que tivéssemos ampla participação popular. Queremos ouvir a comunidade e entender no que podemos melhorar nesse projeto para que o resultado seja eficaz”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira ao falar sobre a obra. De acordo com ele, a ordem de serviço deve ser assinada nas próximas semanas e as obras têm início logo depois.

20 01 07 Apresentação Ciclovia VILA NOVA Thiego Barbosa 5

O projeto visa a reurbanização da Av. Nossa Senhora da Lapa, uma das principais vias do bairro, com a construção de ciclovia, ciclofaixa e pista de caminhada com 2,5 km de extensão. O início é na Av. Nove de Abril (próximo à Escola Municipal João Ramalho) seguindo até a Av. Henry Borden por meio da Rua 13 de Maio, criando uma nova opção de mobilidade aos moradores da Vila Nova.

Ao longo da ciclovia, serão criados espaços de lazer como pista de caminhada, praça de lazer próximo à Escola João Ramalho, melhorias de infraestrutura como repavimentação da Avenida, conserto das calçadas, plantio de árvores apropriadas para a área urbana em toda sua extensão, reforma das Praças do Crevin e da Duque de Caxias (na esquina com a Rua Dom Pedro I), além de construção de uma rotatória próximo à Vila São José. “O projeto foi pensado para minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, criar espaços de lazer para os moradores”, explicou o secretário de Obras, engenheiro Benaldo Melo.

Fim dos alagamentos – Além das melhorias na mobilidade urbana, o projeto deve por fim a um problema antigo enfrentado pelos moradores da Vila Nova e Vila São José: as ruas alagadas durante fortes chuvas ou subida da maré. A começar pelas obras de macro e microdrenagem. A comporta da Vila São José vai ser substituída por um equipamento com acionamento mecânico e será instalada uma estação de recalque. “Haverá um sistema de bombeamento da água da chuva que será direcionada do canal para o rio; durante a cheia, a comporta é fechada e a bomba faz o refluxo da água. É o fim das cheias”, explicou o prefeito Ademário.

Outro importante avanço será a instalação de tubulações de interligação nas mediações das Ruas Dom Idílio José Soares (Rua 6)  e Rua João Pessoa (Rua 7), conectando a galeria antiga já existente ao canal da Av. Nossa Senhora da Lapa. Com isso, a água pluvial será rapidamente escoada. Atualmente, quando há grande volume de chuva, as águas não encontram  pontos de drenagem nesse local, causando alagamentos em vários trechos da Av. Nações Unidas. O projeto também prevê a limpeza e hidrojateamento do canal da Avenida Nossa Senhora da Lapa e seus periféricos, intensificação da limpeza das bocas de lobo em todo o bairro.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas