espaçoacontecegif001

Pacientes podem agendar mamografia direto no HC

 

Basta levar o pedido médico do SUS, mais o cartão, na recepção central do Hospital de Cubatão

 

Em comemoração ao Outubro Rosa, durante todo este mês as pacientes do município, que tiverem o pedido, podem agendar o exame de mamografia direto no Hospital de Cubatão. Basta levar o pedido médico do SUS + Cartão SUS + Documento oficial de identificação com foto, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, na recepção central.O exame é gratuito pelo SUS e através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão.

 

foto mamografia

Durante todo o mês de outubro o agendamento de mamografia para pacientes do SUS pode ser feito direto no Hospital de Cubatão.

FSFX conscientiza

Com o objetivo de conscientizar as mulheres, seus companheiros, amigos e familiares a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade, a Fundação São Francisco Xavier aderiu, mais uma vez, ao Outubro Rosa, campanha que o câncer de mama é o grande alvo da prevenção durante no Brasil e no mundo.

 

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem as mulheres, principalmente, a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres.

 

Prevenir e detectar

Uma das formas de detecção precoce do câncer de mama é a realização da mamografia, considerada hoje o principal método de identificar a doença. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização anual da mamografia em mulheres a partir de 40 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama de parentes direto (mãe ou irmã). São fundamentais a prevenção e a atenção sobre os fatores de risco para o câncer de mama, como idade, histórico familiar, época da primeira e última menstruação, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gravidez, dentre outros. Outra forma de detectar o câncer de mama é fazendo o autoexame. É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Tocá-las durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho. Apesar da sua eficácia, o autoexame não substitui a mamografia.

 

De acordo com o médico ginecologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Maurício Sabbatino de Carvalho, a detecção do câncer nos estágios iniciais possibilita um aumento das chances de utilização de tratamentos menos agressivos e com mais possibilidade de cura do paciente. “Para as mulheres de um modo geral, buscar um estilo de vida saudável torna-se muito importante para a prevenção. Para isso, o caminho está na adoção de alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não abusar de bebida alcoólica, dentre outras atitudes para prevenir o câncer. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores e o tratamento é geralmente menos intenso, prevalecendo a cirurgia conservadora e muitas vezes não sendo necessário a quimioterapia”, explica Maurício.

 

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas