espaçoacontecegif001

Vitrine

Curso de Manutenção de Aeronaves deve ser retomado em 2020

Os vereadores Edilson Dias, Pastor Sargento Marcos e Andressa Sales estiveram na manhã desta terça (17) em São Paulo, onde participaram de uma reunião no Centro Paula Souza - órgão responsável pela gestão das Fatecs e Etecs presentes no Estado de São Paulo.

Os parlamentares foram recebidos pela diretora-superintendente, Laura Laganá, e por técnicos do órgão. Na pauta do encontro, a suspensão do Curso Técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves, oferecido pela Etec Santos Dumont, e o que tem sido feito para reverter essa decisão, junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

INFORMAÇÕES
Durante o encontro, os parlamentares pediram detalhes sobre quais medidas têm sido adotadas pelo Centro Paula Souza a fim de garantir a retomada do curso e, sobretudo, um prazo o reinício das atividades.

A superintendente explicou que a Agência Nacional de Aviação Civil passou a exigir, a partir deste ano, uma série de ajustes, de planejamento e de documentações, para homologar as atividades - o que é fundamental para certificação dos alunos.

Todas as medidas necessárias, segundo ela, têm sido adotadas, dentro de um processo que envolve cinco etapas. "Estamos na terceira etapa e devemos avançar para a quarta etapa, a partir do mês que vem. Nossa expectativa é que esse processo seja concluído o mais rápido possível e, assim, possamos retomar as aulas em 2020", informou.

Laura Taganá também questão de ressaltar que é de interesse do Centro Paula Souza a permanência do curso, tendo em vista a sua grande importância e tradição, e pediu apoio dos vereadores na condução das tratativas junto à ANAC. "A mobilização de todos, especialmente na esfera federal, agora é muito importante para que haja celeridade nesse processo", enfatizou ela.

 

APOIO FEDERAL
Os vereadores, por sua vez, assumiram o compromisso de acionar deputados e outras autoridades federais com que tenham vínculos partidários, para reforçar o pleito e auxiliar no processo.

Uma reunião com representantes do escritório regional da ANAC, no Rio de Janeiro, deve ser agendada para as próximas semanas, com o apoio desses representantes.

Patinação artística ao alcance de todos

Formatura da 10ª turma do Curso de Promotoras Legais Populares

Na próxima terça (17), a Prefeitura de Guarujá realiza a formatura da 10ª turma do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs). A cerimônia acontece às 15 h, na sala de reuniões do Gabinete, no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 - Santo Antônio). No total, 27 mulheres serão certificadas

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Relações Sociais, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres. A capacitação é voltada para o público feminino e tem como objetivo formar agentes multiplicadoras de cidadania e igualdade de direitos.

Na ocasião, haverá a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarujá, para viabilizar o Programa Maria Consciente. A iniciativa leva aos bairros orientação jurídica.

Hospital de Cubatão realiza segunda capacitação para revalidação do certificado Amigo da Criança

 O Hospital de Cubatão (HC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, promoveu nos dias 9 e 12 de setembro, a segunda capacitação da equipe multidisciplinar para revalidação do Certificado “Hospital Amigo da Criança”. O objetivo foi mobilizar os profissionais da maternidade, centro obstétrico e UTI neonatalpara manter condutas e rotinas responsáveis para incentivar a amamentação.

AFUND

 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990, pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Para isso, foram criados os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e as instituições que cumprem, recebem o selo de qualidade, conferido pelo Ministério da Saúde. Para ser amigo da criança, o hospital deve também atender outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, além de cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

 

Primeira capacitação já foi concluída em Cubatão

A primeira capacitação do HC ocorreu em março de 2018, realizada pela Rede Social de Amamentação da Costa da Mata Atlântica e teve a presença das médicas Keiko Teruya, membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria, do Comitê Nacional de Aleitamento Maternodo Ministério da Saúde, presidente da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica, e Roberta Hernandez, coordenadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica.

"Tornar uma criança um adulto feliz é dever de todo cidadão e trabalhar por isso realmente é uma benção. Foi satisfatória e perceptível a motivação do grupo do Hospital de Cubatão. Todos saíram com o compromisso de utilizar e aplicar o aprendizado para o bem de toda a comunidade, principalmente de Cubatão. Os gestores estão de parabéns porque viram a importância de ser um Hospital Amigo da Criança e de manter a certificação. Fazer isso para a comunidade é extremamente importante e do bem”, afirma Keiko.

Com aulas teóricas e práticas, a capacitação envolve as abordagens e diretrizes definidas pela IHAC, por meio de palestras e aulas práticas. O objetivo é atualizar os profissionais que já atuam nas unidades e também os novatos, atingindo 100% dos setores envolvidos.

A visita do Ministério da Saúde para confirmação do certificado está prevista para o mês de outubro.

Restaurante Popular é entregue totalmente reformadono Guarujá

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas