cavasubaquaticabanner

Técnicos e prefeito vistoriam as obras

72 bom prato

Estão aceleradas as obras do Bom Prato no Centro de Cubatão. Acompanhado de técnicos o prefeito vistoriou as obras nesta manhã (foto). O equipamento será entregue à população este ano.

Faculdade

Ainda nesta manhã o prefeito participou da aula inaugural da Faculdade de Medicina, no mesmo quadrilátero.

Certidão municipal na internet
Tirar segunda via de boletos, certidão negativa de débitos ou até mesmo consultar dívidas. Agora, em Cubatão, tudo pode ser feito no site www.cubatao.sp.gov.br, na parte de cima, no link em azul “Certidões Online”. À distância de apenas alguns cliques, o contribuinte (pessoa física ou jurídica) também tem acesso à certidão positiva, quando houve ingresso de recurso judicial ou administrativo questionando o tributo. O Município emite cerca de 400 certidões mensalmente.
O documento, com autenticação eletrônica e validade de seis meses, pode ser impresso diretamente pelo contribuinte, sem a necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

 


Novo Condepac não quer judicialização

A nova composição do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão - Condepac assumiu o compromisso de não judicializar as questões que envolvam a preservação cultural da cidade. A primeira reunião ordinária aconteceu na tarde desta quinta (07) na presença do prefeito Ademário.
O presidente Carlos Augusto Costa , o Buda, afirmou que o Conselho vai trabalhar forte para preservar o patrimônio cultural, porém sem engessar a cidade: “recurso ao Ministério Público somente em último caso”.
O vice-prefeito Pedro de Sá e o secretário Fabiano Caldeira estavam presentes.

Os novos conselheiros
Carlos Augusto Costa (Câmara Municipal), Welington Ribeiro Borges (Secretaria de Cultura), Amaury Barros de Souza e Gilberto Oliveira Serqueira (Secretaria de Obras), Sílvio Gomes (Secretaria de Planejamento), Ana Beatriz dos Santos (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Patrícia Cristina dos Santos Barbosa (Secretaria do Meio Ambiente), e representantes da sociedade civil: Cláudia Dias de Castro (AEA), Fabiana Pereira dos Santos (OAB), José Carlos Rodrigues (ACIC), Leandro da Silva Alonso (Unisantos), Antônio de Pádua Maia Azevedo (ACCEC) e Leonardo Branco (IHGSV - Instituto Geográfico).

 


PM's da Operação Delegada vão ajudar fiscalização do comércio

Pelo menos 25 policiais militares vão auxiliar a fiscalização da Prefeitura de Cubatão, podendo fazer autuações e apreensão de materiais vendidos de forma irregular.

A ação conjunta foi definida em uma reunião realizada no gabinete do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Jefferson Cansou, representantes do setor de fiscalização da PMC, e do comandante da 4ª Companhia do 21° Batalhão da Polícia Militar do Interior, capitão Elizardo Matos Lyrio.

"A ideia de dar mais funções aos policiais da Operação Delegada surgiu da necessidade de se combater o comércio irregular, que também é um crime. Avaliamos todos os detalhes da Operação e vimos que era viável. Agora temos o aval do capitão Matos para dar andamento", afirmou Jefferson Cansou. O capitão Matos apoiou a iniciativa e se colocou à disposição para ajudar a acelerar o processo.

Treinamento – Os treinamentos começam na próxima semana quando fiscais da Prefeitura levarão apostilas e realizarão aulas para explicar todos os procedimentos.

 


Instalações eram inapropriadas para atender os idosos

Na semana passada, Acontece noticiou sobre a casa que acolhia 19 idosos em situações inadequadas na Vila Nova. Nesta quarta-feira, a Vigilância Sanitária deu o prazo de 24 horas para que o local seja desocupado e os idosos devidamente encaminhados. Ouvida pela reportagem a presidente do Conselho Municipal do Idoso Daniela da Silva, acompanha o caso disse que irá vistoriar o local nesta sexta-feira (08) para verificar se a determinação foi acatada.

Na semana passada o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alessandro Oliveira também confirmou à reportagem que havia indícios de que as instalações eram inapropriadas para o atendimento.

 


Em reunião PSB definiu ex-vereador Mychajlo Halajko Júnior como presidência do Partido

Em reunião na noite desta quarta (06) o PSB definiu que o ex-vereador Mychajlo Halajko Júnior, assumirá a presidência do Partido, em Cubatão. Considerado entre os maiores nomes da história política local, a mudança deve trazer novo ânimo ao Partido.
A irmã do ex-governador Marcio França, Heloísa Helena, se afasta do comando por problemas de saúde. Mychajlo foi contatado pela reportagem, mas disse que só falará depois que assumir oficialmente o cargo.

57 mychajlo

Servidores na Pauta
A temática envolvendo o funcionalismo público será a pauta prioritária do novo presidente, inclusive o PSB deliberou sobre o assunto na reunião de ontem. O foco principal é a retirada dos 30% e o desconto previdenciário dos professores. O Partido, que hoje faz parte da base aliada, já estaria elaborando um documento direcionado ao prefeito, em defesa da categoria.

 


PRB recebe Wagner Moura como pré-candidato a prefeito

wagner moura

Já está composta a nova diretoria executiva municipal do PRB, em Cubatão. Com o know how de ter eleito dois vereadores na última eleição, (De lana e Kleber do Cavaco) o Partido quer disputar ‘pra valer’ em 2020, desta vez com chapa completa. Para isso trouxe aos quadros o segundo colocado nas últimas eleições, Wagner Moura, também aliado em 2016.

Além de assumir a vice-presidência, Wagner Moura indicou algumas pessoas de sua confiança na composição do Partido.
O presidente municipal Elias Bezerra da Silva confirmou a articulação ao Acontece: “é o melhor quadro que temos para disputar a Prefeitura em 2020”, argumentou.

 


Professores param na terça

Conforme antecipado pela coluna na semana passada, Cubatão deve começar o ano com paralização dos professores logo no primeiro dia de aula. A decisão, em assembleia, aconteceu na noite do dia 31.
O Sindicato dos Professores decidiu se mobilizar para, na terça-feira, primeiro dia de aula, passar o dia em protesto na frente da Prefeitura, incluindo ato na Câmara.
Eles reclamam de perdas salariais, principalmente da gratificação de 30%, considerada inconstitucional. A categoria iniciou negociações com o prefeito para compensar o ‘prejuízo’, que ainda não se concretizaram. Acumulando maiores perdas, os professores do Fundamental 1 estariam entre os mais motivados para o manifesto.

 

Vaga na creche
A partir desta segunda (4) até 15 de fevereiro, acontecem as inscrições para as creches municipais de Cubatão. Os interessados devem comparecer ao Bloco Cultural do Paço Municipal e apresentar original e cópia da certidão de nascimento da criança e comprovante de residência atual, em nome de um dos pais ou do responsável.

 

Sangria ética
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou o foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro (PSL). A investigação judicial sobre o caso Coaf não será transferida para Brasília e Minitério Público do Rio de Janeiro pode dar sequência ao processo sobre a movimentação bancária suspeita do filho do presidente e do ex-assessor Fabrício Queiroz.

 

Bom prato
Em janeiro, o prefeito fez solenidade para assinar a ordem de serviço do Bom Prato, que deveria seguir-se do início imediato das obras: virou o mês e continua tudo parado. Alguns vereadores tentaram ‘ver para crer’ o contrato assinado com a empresa que vai tocar a obra, mas não conseguiram. Será que o contrato está de fato assinado ou a solenidade de assinatura foi apenas simbólica?

 

Policlínica
A passos de tartaruga, a transferência da Policlínica improvisada atrás da CMT para o térreo do Edifício Castro, prevista para outubro do ano passado, ainda não aconteceu.
Por outro lado, o chefão do Grupo Ânima, esteve com o prefeito Ademário e confirmou a construção do prédio da Faculdade de Medicina, ao lado do PS Central. O andar térreo seria cedido em contrapartida ao Município, para abrigar definitivamente a Policlínica ou até mesmo um AME.
Nos bastidores quase ninguém acredita que a Faculdade, já instalada e autorizada pelo MEC, vá, de fato, usar o terreno cedido pelo município para construir o referido prédio.

 

‘Costas quentes’?
Nos bastidores da política local se vê com desconfiança eventual conivência de autoridades municipais com o Lar de Idosos recém-instalado na avenida Martins Fontes, Vila Nova. Há questionamento sobre a documentação e precariedade das instalações: a principal delas é a falta de climatização que faz sofrer de calor insuportável, os 19 idosos abrigados. Nesta semana, o Conselho Municipal da Saúde visitou o local e o presidente Alessandro Oliveira disse que está levantando a situação para constatar se a documentação está correta e se os prazos dados pela Vigilância Sanitária para adequações e demais exigências estão sendo cumpridas, caso contrário, serão tomadas as devidas providências. Na próxima semana, a reportagem de Acontece também visitará as instalações.


Com medo ‘da direita’
Reeleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys promete não assumir o terceiro mandato. Fora do País, ele alega medo de ser assassinado, como foi a colega Marielli Franco, também do Psol. Quem deve assumir o mandato é o suplente David Miranda, vereador do Psol do Rio de Janeiro.
Para aumentar o ‘temor’ ele diz que o ex PM investigado por chefiar milícia no caso Marielli, é ligado ao senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), filho do atual presidente e seu maior desafeto.

 

Perseguido
Mas não é só Jean. Flávio Bolsonaro também se sente perseguido: ele diz que não vai se render à ‘perseguição política’ que vem sofrendo em seu Estado e não vai se afastar do mandato para se defender no caso Queiroz.
Diante de tudo isso, a novidade da política fica mesmo pela possibilidade da volta de Renan Calheiros ao comando do Senado.

 

Grana do Frota
Lamentando por que as ameaças de morte se intensificaram depois da morte da amiga, Jean também reclama de ser alvo de difamações ‘insustentáveis’, por parte de grupos conservadores de direita.
Jean já ganhou algumas ações na Justiça por injúria. Numa delas o deputado federal do PSL de São Paulo Alexandre Frota foi condenado a pagar 295 mil reais. Por falar em Frota, esta semana ele esteve na Baixada. A agenda inclui visita ao prefeito Ademário, em Cubatão, o que gerou repercussão com ‘muita criatividade’ nas redes sociais.

 

Gozo sem grana
Não está fácil a vida para os alunos e professores da rede municipal de ensino em Cubatão. Depois de um 2018 sofrível, paira novo risco de a cidade começar 2019 sem aulas.
Pra piorar, cerca de 900 professores estão gozando férias, mas sem receber, num problema recorrente, há pelo menos três anos. Neste caso específico, a Prefeitura informou que o pagamento está previsto para o próximo dia 30 de janeiro.

 

Risco de greve
Já está agendada para esta sexta-feira, uma reunião do Sindicato dos Professores com a administração. Caso as negociações não prosperem, a categoria já está de sobreaviso para a realização de uma assembleia na próxima semana, para deliberar sobre eventual greve no começo de fevereiro, o que atrasaria o início do ano letivo.
Administração do prefeito Ademário e categoria ainda não se entenderam sobre a adequação de jornada e perdas salariais. O caso mais complicado é dos professores do fundamental 1 e de educação infantil 1 e 2, afetados diretamente com o corte dos 30%, considerados inconstitucionais.

 

Nostalgia
Depois de anos Cubatão deve realizar o desfile cívico, na avenida 9 de Abril. Sob a nova direção da Vanessa Toledo, a secretaria de Cultura deve encabeçar o projeto junto à Educação.
Se por um lado a medida agrada parte da população, principlamente os saudositas, por outro lado a iniciativa preocupa parte de aliados do governo, mais cautelosos: como a tensão do governo junto a grupos significativos de servidores, amplificada com a proximidade das eleições, o cenário pode ser o ideal palco para protestos e atos contra o governo.

Ler Jornal

Facebook

Publicidade

Serviços


Praias Estradas  
cavasubaquaticabanner